Menção Honrosa nos Loop Design Awards  |  Heritage Architecture

O edifício em Vila Nova de Foz Côa, é um Turismo Rural da autoria da Logoexisto® e ganhou uma Menção Honrosa na categoria Architecture | Heritage Architecture nos Loop Design Awards 2022—705 projetos a concurso, de 56 países, avaliados por um júri internacional. Pode consultar a participação do nosso projeto em https://www.loopdesignawards.com/project/rural-tourism-douro-valley-2/.

O edifício existente integrado num aglomerado rural, em Zona Especial de Proteção do Alto Douro Vinhateiro – região classificada pela UNESCO como património da Humanidade na categoria de paisagem cultural – sensibilizou-nos para a necessidade de uma intervenção quase cirúrgica, onde o respeito pela pré-existência impera em todos os detalhes. A maior consciencialização da arquitetura de essência rural e da paisagem enquanto recurso para o desenvolvimento e sustentabilidade; a importância do rigor no conhecimento do passado e o reconhecimento da identidade e autenticidade das edificações e dos seus lugares, conduzem-nos a uma reflexão sobre as metodologias de intervenção – priorizando-se soluções não intrusivas. Tomando em consideração estes fatores, e salientando algumas orientações mencionadas na Carta de Veneza de 1964, onde a autenticidade surge como fator qualitativo essencial à qualificação dos valores patrimoniais, e assumindo o princípio da diversidade cultural, julgando cada obra no contexto a que pertence, considerou-se fundamental, neste projeto, reconhecer e salvaguardar a identidade do edifício através da sua tipologia, morfologia e sistemas construtivos.

O projeto impôs rigor e técnicas de reabilitação assentes na conservação das alvenarias de xisto e dos elementos estruturais de madeira relativos à cobertura e pavimentos. Introduziram-se reforços em vários elementos estruturais, de forma a salvaguardarmos as peças originais e integraram-se novos elementos metálicos, como exemplo da escada interior, que promovem um diálogo entre épocas. As carpintarias participaram na restituição da imagem do objeto de intervenção e algumas infraestruturas e equipamentos, que muito trabalho deram para ocultar, proporcionam maior conforto térmico no uso dos espaços. No design de interiores, cada unidade de alojamento define uma temática local representativa da região e cultura do Douro. A piscina, minuciosamente integrada no terreno, proporciona uma leitura da paisagem, talvez sublime.

Contactos

+351 223 716 278

Morada

Rua 28 de Janeiro, 350
Candal Park
Fração CC-09, Piso 2
4400-335 V. N. de Gaia
Portugal

Newsletter

Ao clicar em subscrever, está a concordar com a nossa política de privacidade e a consentir receber comunicações para fins informativos e publicitários.

    © 2022 Logoexisto